04/05/2011
Comparison between craques: Manoel Tobias vs Falcão (portuguese text)

RS Futsal
Courtesy: RS Futsal


Manoel Tobias... Este é o cara!

2/5/2011

por Luis Henrique Franqui

Ontem, ao assistir mais um amistoso da Seleção Brasileira de futsal, que enfrentou a ‘poderosa’ equipe ucraniana, tive o prazer de acompanhar os comentários do craque Manoel Tobias que, para mim, foi o melhor jogador brasileiro de todos os tempos.

Mas e o Falcão? Olha, trata-se de um jogador diferenciado, craque mesmo. Possui um poder de criação fora do comum e capaz que fazer jogadas individuais muitas vezes inimagináveis. Acontece que o

Falcão tem toda uma mídia em cima dele, que muitos ídolos do futebol de campo não têm. Vejam o próprio jogo com a Ucrânia. Teve uma atuação apática, errou uma penalidade e não marcou gol. O fixo Neto, por sua vez, marcou dois bonitos gols. Ao final da partida, adivinhem quem foi o único entrevistado pela televisão do ‘plim-plim’?

Mas, e os 302 gols que ele marcou pela Seleção? Ora, Falcão fez toda sua carreira no futsal brasileiro, ao contrário da maioria dos grandes jogadores brasileiros que vão atuar na Europa. E como nos últimos anos a Seleção tem jogado uma quantidade incrível de amistosos e disputado inúmeras competições, a maioria do estilo ‘caça-níquel’ e sempre em território tupiniquim, é evidente que ele teve mais chances de marcar estas três centenas de gols vestindo a camisa canarinho. Quem, com a qualidade dele, não cansaria de fazer gols em ‘timaços’ como a Costa Rica, a Venezuela, a Bolívia e outras ‘potências’ do futsal latino-americano?

Manoel Tobias, além de gênio da bola, foi muito mais completo.
Ajudou a Seleção Brasileira a ganhar duas Copas do Mundo e, principalmente, a manter o Brasil como a principal seleção do futsal mundial em sua época. E sempre confirmando essa hegemonia com títulos, independente dos adversários. E nem vou falar dos clubes por onde passou, sempre empilhando conquistas.

Vamos ser sinceros. Qual a melhor e mais competitiva Seleção da atualidade? A Espanha. Nas últimas três Copas do Mundo, venceu duas e só perdeu a última porque a disputa foi no Brasil e, ainda assim, caiu nas penalidades.

Então vamos analisar o desempenho de Falcão na conquista do seu único título mundial pela nossa Seleção. Enquanto jogávamos com seleções ‘menores’, ele foi fazendo o seu ‘show’ particular. Quando chegou a decisão, com os espanhóis, fez uma partida irregular, saiu lesionado (alguns mais corneteiros inclusive sugerem que ele teria ‘amarelado’) e nem participou da cobrança das penalidades, onde nossa estrela maior foi o goleiro Franklin. Sem falar no fiasco que protagonizou ao final da partida, quando fez diversas provocações aos adversários, constrangendo inclusive alguns colegas que atuavam no futsal espanhol.

Outra. Com o timaço que a Malwee/Jaraguá montou e manteve durante dez temporadas, Falcão jamais conquistou o título mundial interclubes, sempre perdendo para os espanhóis.
Respondam rápido. Quando ele foi decisivo numa vitória diante dos espanhóis? Quando foi a última vez que Falcão marcou um gol contra os ibéricos?

Outra. O Brasil tinha sido campeão de cinco edições seguidas do ‘importante’ Grand Prix de Futsal. Na primeira vez que a Espanha participou da competição, em Anápolis (Goiás), levou o título com uma vitória de 2x1. E onde estava o Falcão para decidir em nosso favor? Tentando ajudar a Seleção ou mais preocupado em marcar o gol de número 300?

Sem nenhuma dúvida, Falcão é o melhor jogador de futsal da atualidade. Mas seu estilo individualista impede que o Brasil tenha a seleção mais completa e, por conseqüência, mais vitoriosa.
Falcão pode até ser gênio. Mas Manoel Tobias, este sim, é o cara!


Posted by Luca Ranocchiari --> luca.ranocchiari@futsalplanet.com


 


Send this news to a friend:
Your Name:   Friend's Mail:  Send!Send the Mail!

For more details visit also:

http://www.papito98.com

































Visualize all Polls