Courtesy:
Diario de MoçambiqueMoçambique candidata-se a acolher CAN de futsal07 de Setembro de 2011A decorrer entre Março e Abril de 2012Moçambique submeteu uma carta de candidatura para acolher a fase final do CAN-2012, de acordo com o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat. Esta informação foi avançada ontem, em Maputo, momentos após a visita do presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, à futura sede da FMF, também chamada de casa de futebol, ora em reabilitação. A futura sede da FMF, situada próximo do Centro Cultural Universitário, com vários apartamentos, compreende dois pisos e uma piscina, em reabilitação, para darem um ar diferente ao local. As obras devem terminar em Janeiro, culminando com a transferência da entidade que superintende o futebol nacional para as novas instalações.
Falando momentos após a visita, o presidente da CAF disse que o organismo que dirige gostaria de ver Moçambique a acolher o CAN de futebol, uma vez que o país tem infra-estruturas apropriadas para o efeito.
“A CAF simplesmente responde às candidaturas dos países que reúnem os requisitos exigidos pela organização. Por isso, Moçambique deve submeter a candidatura”, afirmou Issa Hayatou.
Lembre-se que o país candidatou-se, sem sucesso, para acolher o CAN-2010 de futebol, organização então ganha por Angola.
A reabilitação da futura sede da FMF, segundo Feizal Sidat, foi orçada em 450 mil dólares, com fundos próprios, embora haja ainda um défice a ser coberto, com o apoio de alguns amigos do futebol e do empresariado nacional. “Temos um auditório para 200 pessoas e vamos fazer algumas suites para acolher jovens que vierem das províncias, para evitar gastos em hotéis. A entrega das obras poderá acontecer em Janeiro ou Fevereiro. Este é o prazo que o empreiteiro deu. A partir dessa altura toda a máquina federativa vai transferir-se para a futura sede, que vai ser a casa de futebol. É nosso desejo mudar a imagem da FMF e do futebol moçambicano em geral”.
FINAL DE FUTSALO presidente da FMF, Feizal Sidat, que se encontrava no local em que Hayatou falou à imprensa, disse que acolher um Campeonato Africano das Nações em futebol é uma honra, mas isso não depende somente da vontade do seu elenco. O Governo terá que estar envolvido, por ser uma competição de grande dimensão.
“A candidatura de Moçambique para acolher o evento passa pelo Governo. Acolher o CAN é uma enorme responsabilidade. Se o Ministério da Juventude e Desportos assim o quiser, a FMF vai aderir a este projecto. Como já temos algumas infra-estruturas, podemos organizar. O que nós pedimos rapidamente foi a fase final africana de futsal, por ser uma eliminatória directa para o mundial da modalidade, em que os três primeiros classificados têm lugar garantido. Moçambique está em condições de lá estar. Já conversei com o presidente da CAF, ele está receptivo a entregar-nos o futsal, para organizarmos a fase final, entre Março e Abril do próximo ano”, finalizou.
Issa Hayatou está em Maputo no âmbito dos Jogos Africanos.
De recordar que o último CAN de futsal, que contou com a participação de Moçambique, realizou-se em 2008, tendo sido ganho pela Líbia, com a selecção moçambicana a quedar-se em quarto lugar.
Posted by
Luca Ranocchiari -->
luca.ranocchiari@futsalplanet.com