Courtesy
Futsal.com.ptBy: André Morais, Futsal.com.pt
andremorais@futsal.com.pt
Portuguese text onlyFutsal.com: Quais vão ser especificamente as suas funções no Benfica?
Zego: Os dias que poderei estar em Portugal, por esta temporada, ficam condicionados às liberacoes que o meu clube italiano puder dar. Eles têm sido muito compreensivos e retornarei a Lisboa antes da semifinal europeia.
Futsal.com: Em que aspectos o Zego pode ajudar o Benfica a recuperar uma posição de destaque no futsal, posição que neste momento aparece um pouco frágil devido aos resultados que o Benfica conseguiu, até ao momento, esta época.
Zego: O Benfica, apesar de ser uma equipe jovem, pode melhorar rapidamente. Neste momento o Sr. Alípio busca ter um conjunto mais potente. Qualquer ajuda, ainda que seja temporária é significativa. Buscar um jogo rápido, veloz, e o segredo para conseguir vencer equipes fortes e mais experimentadas. Todo minuto, ou segundo significam muito. Deve-se tentar e trabalhar muito.
Futsal.com: A sua chegada ao Benfica enquadra-se numa única perspectiva de melhor poder disputar a vitória na UEFA Cup ou passa por uma possível relação de futuro?
Zego: Servirá para o momento da copa europeia. As minhas funçoes quanto ao futuro, enquadrar-se-ão fundamentalmente na criação de uma base forte nas categorias menores. Devemos de cuidar de muitos miúdos, os quais serão a base de um grande equipe futura. Ai estará oitenta por cento de meu trabalho. Quanto aos adultos, devo ser um apoio para o Sr. Alípio, estarei a seu lado sempre, em todos momentos, pois a função mais difícil é a dele. Um apoio técnico e humano.
Futsal.com: A sua chegada não pode fragilizar um pouco a posição de Alípio Matos no comando técnico do Benfica?
Zego: Um clube para fortalecer-se deve preservar muito as pessoas que dão alma a isto. Nao deve.se trocar alguém importante por outro bom, mas sim reforçar o bloco com duas pessoas boas. O Sr. Alípio, hoje treinador, terá apenas um apoio e não admito que seja de outra forma. No futuro ele será o organizador de todos os treinadores mais novos, aportara com sua experiência e o que aprender agora serão as futuras bases de um Benfica potente em todos os escalões. Modelo para clubes pequenos e grandes de Portugal.
Futsal.com: Que futsal encontrou em Portugal? Muitas diferenças em relação aquilo que conheceu na sua primeira passagem pelo nosso país?
Zego: O futsal de Portugal, vi-o igual em suas qualidades e defeitos. Ainda falta projectos ousados e não estou referindo-me a dinheiro. Portugal necessita de três ou quatros artesãos. Transformar o fraco no regular, o regular em um razoável, o bom no muito bom e o muito bom no craque. Isso só pode acontecer com capacidade e muita renúncia. Renunciar a qualquer protagonismo. Deus capacita aos seus escolhidos, aqueles que colocam o coração sempre na frente de seus próprios projectos pessoais. Desta forma seremos muito fortes.
Futsal.com: Acha que o Benfica está preparado, se não para ganhar, mas pelo menos se bater de igual para igual com as melhores equipas europeias, nomeadamente as espanholas (Playas e Boomerang) e poder ganhar a Uefa Cup?
Zego: Acho sim. Devemos crer. Será fundamental ter mais posse de bola que esses fortes adversários. Trabalhar muito nisso.
Futsal.com: Conselho para os treinadores portugueses:
Zego: Tenham paciência e trabalhem muito. Ouçam os mais velhos e busquem ajudantes para que os meninos tenham bons exemplos. Entregue-se a eles e a alegria e felicidade deles será o seu maior prémio. Coloque-se sempre em último lugar e jamais deixe a sua vaidade estar na frente das suas obrigações e deveres. Sejam cristãos incondicionais.