30/04/2004
Brazilian national team

Lenisio
In an interesting interview with Lenisio published on the Seco's and Fininho's web site by Marcos Valnei, the Brazilian pivot of El Pozo de Murcia talk about many futsal matters. One of the most important answers is about the national team: Lenisio confirmed that he will not play in Chinese Taipei with the Brazilian National team.

Read below the interview! (Portuguese text only)

ENTREVISTA

LENISIO

Por Marcos Valnei

Um “fantasma” brasileiro assombra a Espanha. Ele nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em 1976 sob o signo de escorpião. Coincidência ou não, no mesmo dia e mês que Pelé; 23 de outubro. Uma força sobrenatural deve morar em seu tênis. Não pode ser deste planeta, a capacidade goleadora de alguém que em 29 rodadas marcou 55 gols. Influenciado por Zico, Adílio, Tita, Nunes e cia, virou flamenguista, como a grande maioria dos meninos que brincavam de bola sob o céu dos anos 80. A melhor lembrança que guarda da infância é da rua onde jogava bola com sua “turma”. Ele conta com orgulho o fato de seu filho de três anos estar seguindo seus rastros.

Defendeu com amor e dedicação a seleção brasileira, mas, despiu (para sempre?) o manto amarelo, demonstrando personalidade e convicção.

O “terror” dos beques deixa transparecer um lado romântico, ao apontar a dupla Zezé di Camargo e Luciano como seus cantores preferidos. A balada interpretada por ambos, “Dois corações e uma história” é sua música preferida.

Através desta entrevista, pude conhecer melhor, um patrimônio do futsal brasileiro. Humilde, educado, mas, convicto de seus objetivos, o craque do El Pozo tabelou com a sinceridade e nos deixou na cara do gol de suas verdades.

Senhoras e senhores, com vocês... LENISIO TEIXEIRA JÚNIOR, mas podem chamá-lo de GOL.

Como começou a praticar o futsal?

Na escola. Sempre jogava no colégio. Depois foi o futsal que me deu oportunidade de ganhar dinheiro e levei isso como profissão.

Porquê o futsal e não o futebol?

O futsal me deu a oportunidade de estudar (ganhava uma bolsa), me deu condições de ganhar meu dinheiro e acho que o futebol de campo precisa de outras coisas além do talento. Juntando tudo, fiquei no futsal mesmo.

Houve algum obstáculo a ser superado, antes da consagração?

O inicio sempre marca, porque você se sacrifica pelos objetivos; fica longe da família. Eu tive uma série de lesões quando fui pro Atlético. Cheguei a pensar em parar de jogar, mas, tive o apoio de muitas pessoas que me ajudaram e graças a Deus e a essas pessoas, estou jogando e feliz.


Dos times que defendeu no Brasil, qual te marcou mais e por que?

O Atlético. Tive alegrias e tristezas, como em todo lugar, mas, foi ali que conheci minha mulher. Foi ela quem cuidou de mim quando fiquei 8 meses sem jogar. Ela era fisioterapeuta do Atlético e foi uma das pessoas que me fizeram superar aquele momento tão difícil. Devo também registrar meu reconhecimento ao Rogério (preparador físico), Cabral (médico) e o Miltinho, (técnico do Minas) pessoas que abriram mão de suas vidas para me ajudar.

Quais são seus ídolos no esporte?

Airton Sena, Michael Schumacher, Michael Jordan, Phil Jackson… Todos que não se acomodam e que não se satisfazem em quebrar recordes. Querem superar a si mesmos.

Se não jogasse futsal, gostaria de exercer que profissão?

Eu falo sempre pra minha esposa. Acho que não sei fazer outra coisa. De verdade, não sei o que faria.

Quando chegou ao El Pozo, não sentiu dificuldades de adaptação?

Todo brasileiro passa pelo mesmo problema de adaptação, eu digo que quando chegamos aqui é como se tivéssemos nascendo outra vez.Temos que aprender outra língua, jogar um outro futsal,comer outras comidas,se adaptar com os costumes do pais,enfim temos que nascer de novo. Eu tive a felicidade de encontrar pessoas muito legais que me ajudaram muito, tiveram muita paciência comigo e como isso ajuda.

Em seu primeiro ano de Espanha, você foi eleito o melhor jogador da Liga 2002/03. O que isso significou para você?

É muito bom ser eleito melhor jogador de qualquer competição, ainda mais em uma liga tão difícil como a espanhola e sendo eleito pelos técnicos. Fiquei feliz porque o início aqui foi muito difícil. Soube depois que fui o único brasileiro eleito o melhor jogador na primeira temporada.

O El Pozo, inegavelmente tem uma grande equipe, com você, Balo e Paulo Roberto dando o tom brasileiro e Cobeta, Álvaro, Kike e outros jogadores que sempre são convocados para a seleção espanhola ratificando a qualidade do grupo dirigido pelo técnico brasileiro Duda. No ano passado, mesmo tendo o melhor ataque e o melhor jogador da temporada, o time perdeu a final para o Boomerang. E neste ano? O torcedor murciano pode sonhar mais alto?

No ano passado chegamos na final com o Interviú e perdemos a serie de 3 a 2 sendo que no ultimo jogo perdemos de 3 x 2. A liga aqui é muito longa e quem chega nesse momento forte sem lesões tem muita vantagem. Ano passado tivemos muitos problemas com lesões (eu mesmo tive que infiltrar 12 vezes no calcanhar pra jogar) e se nas finais jogarmos como estamos jogando agora acho que poderemos ganhar. Aqui em Murcia temos uma média de 3 a 4 mil pessoas no ginásio e o fator "casa" pode ser fundamental em uma série de jogos.

E essa fome de gols? Você tem exagerado nesta temporada...

Nessa temporada já estou mais acostumado com o jogo, não tive nenhum problema de lesão e também tento a cada ano esquecer o que passou. Minha motivação é muito grande para conseguir um titulo de liga, pois meu time só ganhou uma vez essa competição. No ano passado ganhamos a Copa que também só tinha sido ganha uma vez. Quero fazer parte da historia do clube ganhando a copa e a liga.

Na Espanha se fala da ida do seu irmão Vinícius para o El Pozo. Como essa especulação foi recebida no grupo, já que para contratar mais um estrangeiro, o clube precisaria abrir mão de um de seus extra-comunitários; no caso, você ou o Balo, a não ser que um de vocês esteja conseguindo a naturalização...

Minha relação com o Balo é a melhor possível; foi um dos que me ajudaram muito quando cheguei. Vão tentar naturalizar o Balo e contratar um estrangeiro. Dentro do time a notícia foi normal, pois é um jogador como outro qualquer. Alguns já jogaram com ele no Interviú (o Duda também) e já o conhece. Estão esperando tanto quanto eu se vai ter ou não o acerto.

Você está à margem das negociações ou tem feito força para que isso se concretize?

Muitas pessoas falaram que eu exigi a contratação dele, mas, os que me conhecem sabem que minha relação com meu irmão é muito profissional. Somos irmãos fora da quadra, cada um tem seu valor e uma vida independente. Em nenhum momento falei nada pra ninguém. O Duda gosta muito do meu irmão desde quando jogaram juntos no Interviú, sendo que Vinícius teve uma proposta pra vir pro El Pozo antes de mim. O Duda sempre quis trabalhar com ele.

Você fica no El Pozo até quando? Muito assédio de outros clubes? Quais?

Vim pra cá por três anos e acabo de fazer um contrato por mais dois.Tinha alguns clubes querendo pagar minha clausula, por isso resolveram ampliar por mais dois anos. Fiquei muito feliz e mais tranqüilo. É uma segurança saber que vai ficar em um time cinco anos.

Todo ano chega mais uma leva de brasileiros no futsal espanhol. Até que ponto isso prejudica ou ajuda o futsal no país?

É uma coisa inevitável, pois o euro vale cada dia mais e o sonho da maioria é vir pra cá. Vejo como uma coisa normal. No Brasil aparecem jogadores a cada momento; acho que quanto mais vierem, mais revelações surgirão.

E a Liga do Brasil, vai sobreviver sem suas “estrelas”?

Todos pra serem estrelas foram jovens um dia. Então, acho que a Liga vai sobreviver; desde que no Brasil se dêem condições e incentivos.

Vamos falar de seleção: Como foi ser convocado pela primeira vez?

É o máximo pra qualquer jogador. Você se sente realizado. No meu caso ser convocado com Serginho, Manoel Tobias, Vander Iacovino e Márcio, me deu a oportunidade de jogar e conhecer jogadores que eu admirava.

Dá pra descrever o que você sentiu?

É gratificante, realização, felicidade; talvez sejam essas as palavras...

Não sei se esse tema é proibido, mas, vou perguntar: É verdade que você se indispôs com a cúpula da CBFS e abriu mão da seleção?

O que aconteceu foi que perdi a alegria de estar na seleção. Não concordava com algumas coisas e pedi pra não ser mais convocado caso eles pensassem em me chamar. Não foi por ninguém, foi uma decisão pessoal.

E hoje? Aceitaria uma convocação? Gostaria de disputar o mundial?

Gostaria de disputar o mundial, mas, quando tomei a decisão de pedir pra não ser mais convocado, algumas pessoas falaram que não iam sentir falta de alguém que tinha perdido um mundial e outras coisas mais que não vem ao caso. Isso me tirou totalmente a vontade de voltar atrás no meu posicionamento. Quando tomei minha decisão, fiz tudo sem atacar ninguém, mas, acreditaram no que foi publicado e não no que eu tinha falado pessoalmente. Fico decepcionado por não poder ajudar a trazer o titulo mundial pro Brasil, mas acho que vou deixar pro meu filho dignidade e palavra. Não aceitaria uma convocação agora, porque esperava respeito pela minha decisão. Liguei, mandei uma carta pra confederação, tentei fazer as coisas sem ofender ninguém e não recebi esse respeito em troca.

A Espanha é a atual campeã do mundo. Hoje, jogando com e contra esses jogadores e conhecendo o potencial brasileiro, você apostaria em quem no mundial?

Acho que Brasil, Espanha e Itália; nessa ordem.

Quais serão os principais adversários de Brasil e Espanha na China?

Itália, Portugal, Argentina... Os mesmos de sempre.

Dá pra relacionar quatorze jogadores que você levaria para o mundial?

Franklin, Rogério, Schumacher, Euler, Índio, Falcão, Pablo, Manoel Tobias, Fininho, Tatu, Vander Carioca, Marquinho e Betão.

E se pudesse contar com estrangeiros?

Aí minha seleção seria: Luiz Amado (Boomerang Interviú) Kike (El Pozo) Schumacher (Boomerang Interviú) Manoel Tobias (Cartagena) e Marquinho (Boomerang Interviú).

Adriano Foglia, brasileiro naturalizado italiano foi apontado por pesquisa feita pelo Futsal Planet, como o melhor jogador do mundo. Concorda com a indicação?

Acho que sim, pois a Itália ganhou o Europeu ano passado e o Adriano foi o principal jogador. E essa votação foi feita por profissionais do mundo inteiro. O principal para mim é isso, que sejam pessoas que acompanham e trabalham no futsal.

O que precisa acontecer para que o futsal se torne um esporte olímpico?

A unificação das regras. Sem isso para mim é impossível ter um esporte olímpico. Como se pode jogar com regras diferentes no Brasil, na Espanha e na Itália, os três principais paises onde o futsal é praticado?

Quanto tempo pretende ainda ficar na Europa?

Pretendo cumprir meus 5 anos no El Pozo. Quando terminar meu contrato, terei 30 anos. Então vou ouvir minha família pra ver o que fazemos.

A experiência que vocês estão adquirindo na Espanha, poderá ser útil para o engrandecimento da modalidade no Brasil quando vocês voltarem?

Acho que o Brasil precisa se render a organização do futsal espanhol, ter uma liga mais longa, jogar sempre nos mesmos dias e horários, para atrair a televisão. Ter um sindicato de jogadores para que os jogadores tenham segurança e assim os clubes vão poder cobrar mais também. Enfim, acho que o caminho para que o futsal recupere seu espaço passa pela reorganização de algumas coisas.

Rapidinhas:

Um amigo no futsal: Miltinho (técnico do Minas)

Melhor técnico: Miltinho (técnico do Minas)

Música: Dois corações e uma historia (Zezé di Camargo e Luciano)

Cantor: Zezé di Camargo e Luciano

Filme: Titanic

Ator ou atriz: Bruce Willians, Morgan Freman etc...
Para finalizar, defina em uma só palavra:
Deus: Direção
Amigo: Importante
Gol: Obsessão
Brasil: Paraíso
Imprensa: Poder
Família: Tudo

Títulos de Lenisio

Tri-campeão mineiro (98-99-2000)
Campeão gaúcho (2001)
Bi-campeão da Liga Nacional (99-2002)
Campeão mundial de clubes (2002)
Campeão da copa da Espanha
Quatro vezes artilheiro da liga brasileira
Quatro vezes melhor jogador da liga nacional
Melhor jogador da liga espanhola 2002/03.
Clubes em que atuou
Wimpro
Gm
Atletico-MG
Ulbra
Clube Atual
El Pozo


Lenisio in action against Catatau, during the Recopa Cup (Photo LNFS)


Send this news to a friend:
Your Name:   Friend's Mail:  Send!Send the Mail!

For more details visit also:

http://www.secofutsal.com.br
http://www.fininhofutsal.com.br/

































Visualize all Polls