In declarations given to
Futsal.com.ptOrlando Duarte clarified again his position and answered to the
Nuccorini's note published yesterday on Futsalplanet.com
Portuguese Text OnlySeleccionador Nacional Orlando Duarte decidiu através da futsal.com esclarecer a sua posição sobre a utilização de jogadores naturalizados e considerações sobre a selecção italiana.
Texto integral do seu esclarecimento:
"Não pretendendo alimentar qualquer tipo de polémica, sinto-me no direito e no dever de esclarecer a minha posição quanto à questão dos jogadores naturalizados e dos luso-descendentes, assim como à questão vinda a público entre o que é lícito e o que é ilícito. Ao contrário do que alguém deduziu de forma tão perspicaz na sua mente brilhante, não tenho rigorosamente nada contra a utilização de jogadores naturalizados, em Portugal ou noutro lado qualquer. Terei, contra a forma como se processam determinadas naturalizações. Se aparecerem mais jogadores com o mesmo estatuto do Ivan e com qualidade suficiente para representar a Selecção Nacional de Portugal, utilizá-los-ei sem o menor problema. No nosso caso temos ainda, neste momento, dois luso-descendentes com todos os direitos e deveres que daí lhes advêm. A minha única preocupação reside no facto de podermos estar a contribuir para o não aparecimento de novos valores no panorama nacional... Relativamente à opinião que formulei neste sítio, sem qualquer tipo de ironia mas sim constatando um facto, a respeito dos procedimentos efectuados noutro quadrante do nosso planeta, só o fiz porque fui questionado nesse sentido, conforme se pode verificar após leitura mais atenta. Como vivo num país livre e democrático, limitei-me a expressar a minha opinião. Mais cuidado com as traduções. Por vezes, retirando excertos de textos, pode-se adulterar determinados contextos. Finalmente, no que concerne ao que é lícito e ao que é ilícito, deixo aqui os seguintes considerandos:
- Não somos nós, em Portugal, que utilizamos um atleta na Selecção Nacional que já foi internacional por outro país;
- Não somos nós, em Portugal, que utilizamos jogadores na Selecção Nacional Universitária que nunca pisaram o chão de uma universidade.
Cuidado com os telhados de vidro. Cuidado com as pedras que se atiram.
Orlando Duarte