09/04/2005
Confirmed! PC is the new Brazilian National team coach!

PC (Photo courtesy: Playas de Castellon)
As we announced some days ago (special thanks to Alejandro Alcazar - AS) Paulo Cesar De Oliveira PC is the new coach of Brazilian National team. The news was confirmed today in the Seco's personal page (updated by our collaborator from Brazil Marcos Valnei and also by the official web page of Playas de Castellon.

PC will keep on coaching the biancoazul team in Spain: the agreement with CBFS will not change in any way the coach's contract with Playas De Castellon, even if according to some declarations of PC, given to the Liga Futsal Organization, it seems that CBFS is trying to have the brazilian coach only working for them.
We'll see...


Below you can read a note from Liga Futsal press office, including an interesting interview with PC

(Portuguese text only)

PC é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futsal

Paulo César de Oliveira, o PC, técnico que mais venceu as edições da Liga Futsal (1996, 1998, 2002 e 2003) e atualmente no comando do Playas de Castellón, da Espanha, é o novo treinador da Seleção Brasileira de Futsal.

A contratação de PC, de 46 anos, foi anunciada neste sábado (9/4) pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, que está na Espanha acompanhando a disputa do Torneio Intercontinental de Clubes.
"Contratamos Paulo César de Oliveira porque ele tem um perfil vencedor e já provou isso com as conquistas regionais, nacionais e internacionais", justificou Aécio de Borba Vasconcelos. "Não tivemos pressa na escolha do treinador para a Seleção Brasileira. Antes de iniciar as negociações, analisamos vários técnicos e Paulo César se encaixou perfeitamente em nosso projeto", acrescentou o presidente da CBFS.

Foi por causa de um projeto de reestruturação da Seleção Brasileira que PC aceitou o convite da CBFS para o cargo. "Me preparei para isso (ser técnico da Seleção Brasileira). Estão me dando autonomia para montar a comissão técnica e temos um projeto para renovação da seleção", disse o treinador.

Na entrevista a seguir, PC elogia o esforço do presidente da CBFS na reformulação do departamento de seleções e o planejamento para os próximos anos. Ele também tem uma meta nesse início de trabalho: gostaria devolver aos jogadores o prazer de defender a Seleção Brasileira.


Como o senhor encara o desafio de comandar a Seleção Brasileira de Futsal, uma das melhores do mundo?

PC - Para mim é natural, porque me preparei para isso durante a minha carreira. Até sai do Brasil. A condição de trabalho que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão está me dando também é excelente. Foi possível montar toda a comissão técnica e tenho total autonomia para as convocações e para planejar todo o trabalho. Com a reformulação administrativa da CBFS, a prioridade é ter um projeto ambicioso e eficaz. Teremos a construção de um Centro de Treinamento para seleções. Nosso trabalho de renovação da seleção será em longo prazo.

Qual sua principal meta nesses primeiros meses de trabalho na Seleção Brasileira?

PC - Gostaria de devolver aos jogadores o prazer de defender a Seleção Brasileira. O Brasil perdeu dois mundiais seguidos, sendo que no último com planos pessoais acima dos interesses coletivos. Quem quiser ser o melhor jogador do mundo, tendo como custo a derrota coletiva, que vá jogar tênis. Na seleção também não terá espaço para turismo. Quem quiser fazer parte do grupo tem que se comprometer com o projeto.

O Brasil ainda é a melhor seleção do mundo?

PC - Sou da geração de treinadores que acredita que o Brasil é a segunda melhor seleção do mundo. A Espanha se preparou para ser a melhor do mundo e mostrou isso nos dois últimos Mundiais. O Brasil hoje pode ter os melhores jogadores do mundo, que estão espalhados por diversas equipes na Europa, mas não tem a melhor seleção.

Por que o senhor deixou o Brasil?

PC - Primeiro, foi uma opção pessoal. O convite do Playas de Castellón também foi muito interessante. Para competir nesta modalidade em igualdade de condições é necessária ainda reciclagem e aprendizado constante.

E o que o senhor viu e aprendeu no futsal espanhol?

PC - Eles têm a parte administrativa organizadíssima. As datas do calendário, por exemplo, são divulgadas com antecedência e não há alteração. Cabe ao clube se preparar para competição. As quadras são todas do mesmo tamanho (40 x 20m) e isso nos dá vantagem no trabalho tático. Quanto à parte técnica, o que prevalece é o conjunto. Jogam em equipe e sabem que isso é importante para vencer. Há bons valores individuais, mas têm consciência de que não podem resolver sozinhos. Sua referência principal é ter em Javier Lozano (técnico da seleção espanhola) um especialista em planejar vitórias.


O senhor fazia planos para voltar ao Brasil agora?

PC - Não. Mas tudo foi tão rápido e as condições de trabalho oferecidas pela CBFS foram boas. Por isso, aceitei o convite.

Quanto o senhor estará no Brasil?

PC - Tenho contrato em vigor com o Playas de Castellón e a diretoria da CBFS está negociando a minha liberação. Ainda não sei exatamente quando terei o primeiro contato com a seleção, até porque está sendo elaborado o calendário.

Perfil

Nome: Paulo César de Oliveira
Naturalidade: Araraquara (SP)
Idade: 44 anos (6/9/60)
Clubes em que atuou no futsal: jogou como fixo no Gercan (SP), Corinthians
(SP), Grêmio (RS), Enxuta (RS), SER Itaqui (RS) e ASMO São Miguel D'Oeste (SC).
Clubes como técnico: Ser Itaqui/RS (1994), Russo Preto/RS (1995), Inter/Ulbra/RS
(1996 a 99), GM/SP (2000), Ulbra (2001 a 2004) e Playas de Castellón/Espanha (2004)
Principais títulos: Liga Futsal (1996, 98, 02 e 03); Liga Mundial (1997), Copa Intercontinental (1999 e 2001); Copa Tramandai (2001) e Supercopa da Espanha (2004)


Posted by Luca Ranocchiari --> luca.ranocchiari@futsalplanet.com


 


Send this news to a friend:
Your Name:   Friend's Mail:  Send!Send the Mail!

For more details visit also:

http://www.as.com/masdeporte/futbolsala/index.html
http://www.secofutsal.com.br
http://www.playascastellon.com

































Visualize all Polls