18/04/2005
Falcão is back, for the third time

Falcão is back! (Drawing by Caio Stachi Boracini)
Courtesy: UOL Esporte

Drawing by: Caio Stachi Boracini (caiuaestaca@hotmail.com)

What we announced yesterday is now official! Falcão is back in futsal and will play again for Malwee /Jaraguà in the current Liga Futsal 2005 as well as in the Estadual league of Santa Catarina. A good and quite predictable news for futsal fans.
Below you can read an interview published on the Liga Futsal Web site.
Just a curious note: talking about the reason why he left soccer, Falcão mentioned the few chances given to him by the São Paulo FC's coach Emerson Leão, who just left the team to coach a Japanese soccer team!!

Melhor do mundo está de volta

Falcão está de volta ao futsal e à sua ex-equipe, a Malwee/Jaraguá (SC), clube que o atleta havia deixado no ano passado para defender o São Paulo no futebol de campo. Após esse período no clube paulista, de pouquíssimas chances e de divergências com o técnico Emerson Leão, Falcão, de 28 anos, decidiu retornar ao esporte que o consagrou como o melhor do mundo no ano passado. Na entrevista, ele fala sobre sua saída do São Paulo, que ocorreu nesta terça-feira (19/4), e revela que está pronto para defender a Malwee/Jaraguá.


Qual foi o motivo de sua volta ao futsal e à Malwee/Jaraguá?

Falcão: A minha volta se deu, principalmente, às condições que os dirigentes da Malwee me ofereceram. O contrato foi bom, financeiramente falando, e após conversar com a minha família, decidimos que era a hora de voltar. Com a minha história no futsal acredito que ainda possa gerar patrocínio. Tenho ainda oito anos para atuar no futsal. Se fosse continuar no futebol de campo, provavelmente teria só mais quatro anos. Aos 32 anos, possivelmente, estaria jogando em clubes de menor expressão, o que não seria bom para a minha carreira.

Como foram as suas conversas com os dirigentes da Malwee?

Falcão: Já vínhamos conversando há algum tempo e sempre recebia o convite para voltar a atuar pela Malwee. Mas eu tinha contrato com o São Paulo e acreditava que ainda poderia jogar pelo clube. Mas começaram alguns problemas com o Leão, veio a insatisfação e acabamos acertando a volta à Malwee.

Você ficou magoado com o Leão?

Falcão: Na verdade, o que ocorria é que o Leão nunca me quis na equipe. Nunca fui testado, não recebi chances. Sempre acreditei que com uma seqüência de jogos e de treinos poderia fazer parte do time titular do São Paulo. Mas o Leão sempre deixou claro que eu não faria parte. Até no tratamento com atletas eu era diferenciado. Com os outros atletas, ele elogiava para a imprensa, protegia e cobrava no vestiário, como é de praxe. A coisa mudava quando era eu o alvo. Nunca houve proteção por parte dele à minha pessoa. Mas saio sem mágoa com a diretoria.

Os dirigentes do São Paulo tentaram te convencer a ficar?

Tive uma reunião com o presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouveia, que me entregou uma proposta de contrato de mais dois anos. Disse a ele que faria de conta que nem olharia aquela proposta, mas confessou que era para me tentar mesmo (risos). Pórem, já dei a minha palavra para a diretoria da Malwee e vou cumpri-la.

Você não cogitou uma transferência para o São Paulo/Santo André?

Falcão: Não. Poderia até ter ido para a equipe de futsal do São Paulo, mas sabemos que os clubes de futebol não dão tanta atenção para suas equipes amadoras. Além do mais, aqui em São Paulo os clubes de futsal ficam muito na contra mão dos meus trajetos. No interior do Sul do País, de Goiás e de Minas Gerais, por exemplo, é melhor trabalhar, pois há mais identificação ao futsal.

Como você pensa que será a sua readaptação as quadras?

Falcão: Creio que será rápida. Eu jogo futsal há muito tempo e é a melhor coisa que sei fazer. Acredito que em uma semana, no máximo duas poderei estar perto do meu melhor. E a Liga Futsal é uma competição forte, e em dois jogos, começando no sábado, é possível que eu melhore bastante meu nível técnico e físico.

Antes de ir para o São Paulo, você cogitou uma transferência para a Espanha. Ainda pensa nisso?

Falcão: Eu tenho um pré-contrato com o Playas de Castellón, que dá a prioridade para esse clube me contratar, caso eu venha a jogar no exterior. Mas é um pré-contrato sem data e sem acerto financeiro. Só de preferência na transação. Claro que eu gostaria de jogar no exterior, mas agora eu só penso em atuar pela Malwee e de voltar a Jaraguá do Sul. Este contrato que eu firmei com o Jaraguá foi muito bom para mim. Além de gostar da cidade e do time, foi primordial para a minha volta. Enquanto a Malwee tiver condições de me manter no Brasil eu fico, pois acredito que esta é a única equipe em condições de firmar um contrato tão bom quanto eu teria no exterior.

Fagner Pinho

Assessoria de Imprensa da Liga Futsal

Drawing by Caio Stachi Boracini (caiuaestaca@hotmail.com)
Is over!



Previous news published on April 19th

Futsal community was waiting for this news. According to Uol Esporte his situation is changed after the last soccer match played by the brazilian futsal craque with São Paulo Fc.
Falcão had the chance to play the first half against Mogi Mirim and then was replaced, this was the reason why he showed his disappointment and expressed his criticism to the team's coach Emerson Leão.

According to the brazilian magazine A Notícia this should be the last match played in soccer world by Falcão, who could already play on next saturday in the Estadual league (Santa Catarina) with Malwee/Jaraguà, against Joinville.

Complete article (Portuguese text only)

Falcão se irrita, critica Leão e deve deixar o São Paulo

A saída do jogador Falcão do São Paulo deve ser definida ainda esta semana. O jogador, que no domingo teve sua primeira chance como titular no tricolor paulista, demonstrou insatisfação com as poucas oportunidades que teve no clube. Além disso, Falcão também reclama da cobrança com relação ao seu futebol.

"Às vezes o técnico é paizão e defende o jogador na imprensa, mas cobra no vestiário. Mas comigo não. Cobra-se na imprensa e no vestiário não se fala nada", reclamou, em entrevista a programa da Redetv. A declaração foi uma clara crítica ao técnico Emerson Leão.

Contra o Mogi Mirim, no domingo, Falcão atuou todo o primeiro tempo, mas foi substituído no intervalo. Segundo Leão, o time melhorou após a entrada de Vélber. Com a situação, o jogador acredita que sua imagem, construída no futsal, esteja sendo manchada. "Tenho uma imagem por tudo que fiz. Estou sendo denegrido. Certas coisas precisariam ser internas", continuou o jogador.

O futuro do atleta será definido nos próximos dias, em reunião com dirigentes do São Paulo. "Vou conversar com o Falcão esta semana. Sempre que algum jogador quer conversar, a gente conversa. A minha conversa será decisiva sobre o futuro dele e vamos trocar idéia sobre isso", afirmou o presidente do clube Marcelo Portugal Gouvêa. "O próprio Falcão vai dizer se está adaptado ou não", continuou.

A decisão, no entanto, já foi tomada. Falcão vai voltar ao futsal. A informação é divulgada pelo Jornal A Notícia nesta segunda-feira. Segundo o diário catarinense, o jogador desistiu do futebol de campo e irá se apresentar na quarta-feira à equipe da Malwee, em Jaraguá do Sul.

O são-paulino até tem data para reestrear pelo time de futsal. Falcão estará em quadra na partida contra o Joinville, no próximo sábado, em Jaraguá, pelo Campeonato Estadual.

Nesses cinco meses, a Malwee esperou de braços abertos por Falcão. Os dirigentes da equipe nunca desistiram de mudar o pensamento do atleta, que seguiu tendo contrato com o clube até 31 de dezembro deste ano e estava inscrito em todos os torneios que o clube irá disputar.

Ainda segundo o jornal, o jogador deve confirmar sua desistência do futebol de campo nesta segunda-feira e colocar os motivos para tanto.

Tudo bem com Leão

O presidente do São Paulo negou qualquer tipo de problema de relacionamento com o técnico Emerson Leão, principalmente por ter arriscado na contratação de um jogador de futal. "O Falcão não veio para o São Paulo sem a autorização do Leão. Eu conversei antes da contratação, disse que gostaria de vê-lo no São Paulo e que deveríamos fazer uma experiência", contou.

Gouvêa também garante que nunca fez pressão para a entrada de Falcão no time. "O meu relacionamento com o Leão é excelente. Falo com ele diariamente e não interfiro em escalação. Se ele acha que deve colocar o Falcão ele põe, se ele achar que não, não põe", garantiu o presidente.

Para o Campeonato Brasileiro, o dirigente diz que haverá novas contratações no São Paulo, com a participação de Leão. No entanto, Gouvêa não abre mão da palavra final. "Neste caso nós concordamos com ele que precisamos encorpar o elenco que tem poucos jogadores. O Leão pode fazer as indicações, nunca terá um jogador sem ser ouvido, mas quem decide é a diretoria", finalizou.



Posted by Luca Ranocchiari --> luca.ranocchiari@futsalplanet.com


 


Send this news to a friend:
Your Name:   Friend's Mail:  Send!Send the Mail!

For more details visit also:

http://esporte.uol.com.br/

































Visualize all Polls