Both the official web sites of
Seco and
Schumacher edited by our friend and collaborator
Marcos Valnei published an interesting interview with the Charleroi Action 21's coach
Sergio Benatti, crowned with the European Champion title in Moscow one week ago. Benatti talked also about the chance to leave Belgium for a spanish adventure...
Portuguese text only
Técnico campeão Europeu pode se transferir para a EspanhaCom a inédita conquista para o esporte belga, técnico e elenco do Action 21 Charleroi passaram a ser objeto de cobiça dos “grandes” do futsal mundial.
Charleroi – O título europeu conquistado sobre o Dínamo de Moscou, continua sendo comemorado em toda a Bélgica. O Action 21 Charleroi brindou o país com sua primeira conquista internacional em nível de esporte coletivo. A recepção no aeroporto por autoridades e populares e a repercussão em nível nacional, ilustra a importância desta conquista. Porém, jogadores e comissão técnica não têm muito tempo para fazer festa, já que tanto a Copa como a Liga Belga estão em sua reta final e os novos campeões da Europa “brigam” por mais estes dois importantes troféus. No final deste mês, quando terminar a inesquecível temporada para o futsal belga, o Action 21 vai precisar se mobilizar no sentido de evitar uma debandada geral do grupo campeão continental. Acontece que jogadores e comissão técnica passaram a ser objeto de cobiça de muitos clubes europeus. O técnico Sérgio Benatti, tido como responsável direto pela campanha vitoriosa do clube belga, tem seu contrato em fase final de vigência e impõe algumas exigências para renová-lo. -
“Preciso da garantia de que o elenco e a estrutura serão mantidos para a temporada seguinte. Vamos disputar o Mundial Interclubes no Brasil, e como campeões da Europa, precisaremos no mínimo manter o elenco e se possível reforçá-lo um pouco mais”. As colocações de Benatti se referem ao firme propósito da direção do clube em reduzir os investimentos para a temporada 2005/06.
- “Se isto se concretizar, será difícil manter o grupo. Nós já fomos campeões com uma folha de pagamento bastante irrisória se comparada com o que Dínamo e Boomerang investem no futsal. Essa intenção de reduzir o investimento após tão importante conquista, está na contra-mão da coerência”. – disse o técnico catarinense perplexo com os rumores que circulam nos bastidores do clube.
O próprio Sérgio Benatti passou a ser visto com outros olhos pela “nata” do futsal europeu. Campeão belga e continental em sua curta trajetória internacional, o jovem treinador estaria nos planos de um “gigante” espanhol. O Playas de Castellón, que está perdendo PC e seu auxiliar Marcos para a seleção brasileira, procura um substituto à altura e o nome de Benatti soa de forma agradável após o título europeu. Essa possibilidade ganha força, se levarmos em conta o fato de Benatti e Javi Sanchez, o homem forte do Playas, serem velhos conhecidos. Ambos, como jogadores, atuaram juntos no Extremadura.
Perguntado sobre esta possibilidade, Benatti desconversa:
- “Sou técnico do Action 21 Charleroi a quem dou prioridade na renovação de contrato. Porém, qualquer profissional gostaria de dirigir um clube como o Playas. Só o fato de ser citado, me deixa lisonjeado. Sou amigo do Javi Sánchez sim, mas, faz bastante tempo que não conversamos. Essa possibilidade de transferência não passa de especulação”. Especulação ou não, o fato é que Benatti, na condição de campeão europeu, passou a ter as portas abertas em qualquer clube do mundo. Resta ao Action 21 fechar o portão de saída, apresentando um projeto à altura da ambição de seu vitorioso treinador.
Marcos Valnei