Courtesy:
Portuguese FA Web SiteConfiança e optimismo 04 Abril 2007 Uma delegação de seis representantes da UEFA, encabeçada pelo responsável pelas Competições de Futsal daquele organismo, Laurent Morrel, deixou esta quarta-feira o nosso País, depois de uma visita de três dias que visou a observação e aferição dos preparativos que já estão a ser feitos com vista à organização do Campeonato da Europa de Futsal Portugal 2007, que terá lugar no distrito do Porto, entre os próximos dias 16 e 25 de Novembro.
Esta “site visit” contemplou a verificação do andamento das obras no Pavilhão Multiusos de Gondomar e a visita ao Pavilhão Municipal de Santo Tirso – os dois palcos da competição –, tendo os responsáveis da UEFA e da FPF vistoriado, igualmente, as instalações das Caves Ferreirinha, local onde decorrerá o sorteio da fase final, marcado para o dia 12 de Maio, pelas 12h00.
Entre os diferentes aspectos organizacionais discutidos durante os três dias de trabalho estiveram as questões relacionadas com as infra-estruturas, os transportes, a segurança, a logística, o protocolo, o marketing e as condições de trabalho a reunir para os profissionais de Comunicação Social que marcarão presença no certame.
“Esta é a primeira vez que um Campeonato da Europa de Futsal é organizado pelo departamento profissional da UEFA, um facto que esperamos que represente um acréscimo de qualidade e de visibilidade do evento. Queremos que o Europeu de Futsal seja um torneio de ‘cinco estrelas’, tal como aconteceu com o Euro 2004 e o Campeonato da Europa de Sub-21, que também tiveram como palco Portugal. Apesar de muito mais ligeira, trabalharemos praticamente com a mesma estrutura organizacional que tivemos aquando da realização daqueles torneios, por isso estamos muito optimistas, até porque a colaboração da FPF tem sido excelente”, referiu Laurent Morel ao fpf.pt.
“Este acréscimo de qualidade da competição vai ser sentido, em primeiro lugar, pelos principais actores do Europeu, ou seja, os jogadores, que vão poder actuar em Pavilhões modernos, de grande qualidade, recém-construídos e com todas as condições de segurança e comodidade. Gostaria também de sublinhar a excelente qualidade da unidade hoteleira [Meliá Gaia Porto] que vai albergar as Selecções e a organização do Campeonato. Penso que todos os intervenientes no Europeu vão ficar agradavelmente surpreendidos com a sua qualidade, quando comparado com anteriores edições”, prosseguiu aquele responsável.
“Saímos desta ‘site visit’ bastante optimistas, mas com a noção de que teremos pela frente alguns desafios importantes. Talvez o maior de todos seja – à imagem do que acontece noutros certames – o de procurar cativar público para os jogos onde não participará a selecção anfitriã, neste caso Portugal. No entanto, estou certo que a política atractiva de bilhética que a FPF irá implementar, bem como as acções de promoção da competição irão contribuir para que as bancadas dos pavilhões se apresentem sempre bem compostas”, concluiu Laurent Morel, momentos antes do regresso a Nyon.
Por parte da Federação Portuguesa de Futebol estiveram presentes o Director do Torneio, Álvaro Albino, além dos responsáveis pelas áreas da segurança, transportes, comunicação, marketing e promoção e alojamentos, eventos especiais e protocolo.
A próxima ‘site visit’ da UEFA terá lugar por ocasião do sorteio da fase final da competição.
Posted by
Luca Ranocchiari -->
luca.ranocchiari@futsalplanet.com