We have received this message from
Sergio Benatti, former coach of Norilsky Nickel and Charleroi Action 21 in recent times. Beeing allowd by the brazilian coach, we report below his consideration about the russian disappointing experience.
Minha experiência na RussiaBy
Sergio BenattiDurante a minha atuação como técnico na Russia, tentei efetuar as mudanças necessárias para o bom andamento da equipe, mas infelizmente a dificuldade de comunicação, e a mentalidade russa, me impediram de efetuar um trabalho de acordo com as minhas idéias, tive um staff inexperiente e onde a única visão era a financeira, aliás esta é uma marca muito forte neste país. Aqui o dinheiro compra quase tudo, mas nao conseguiu comprar a minha paz de espirito. Neste período não derrubei ninguém, esta não é a minha política, tentei unir forças, visto que tinha no meu time, duas grandes estrelas em constantes conflitos, o unico jogador que foi afastado neste periodo, infelizmente um jogador brasileiro, foi porque o seu exame admissional de saúde nao foi aceito pela regras contratuais russas, coisa engraçada também, pois até nisso eu carrego a culpa, visto que sua familia, por não saber a verdade, insiste em dizer que eu o demiti....
Lutei com todas as minhas forças até onde pude, mas após perceber que meus esforços eram em vão, que ninguem havia um objetivo em comum ao meu, percebi que era a hora de sair. Impedido de pedir a minha demissão por cláusulas contratuais de valor muito elevado, fui forçado a continuar até que o time assim o fizesse, mas, isso parecia não ter fim, pois eles sabiam que assinando a minha demissão caberia a eles pagar as cláusulas contratuais, então iniciou-se uma verdadeira « guerra fria », coisa que nestes meus 30 anos no futsal nunca havia presenciado.
Mesmo diante de todo o poder financeiro russo, saio daqui com a minha integridade e caráter inabalados, coisa que infelizmente alguns jogadores brasileiros ( claro, com suas excessões) que aqui se encontram, ofuscados com o brilho do dinheiro russo facil, acabam passando por as mais variadas situações constrangedoras de racismo e discriminação, o jogador e sua familia, dentro e fora das quadras, e se omitem perante a tantas injustiças, tudo em nome do dinheiro; acabam perdendo o sentido de jogar pelo esporte pisando e « chutando de bico » a sua propria integridade moral e também o respeito aos seus compatriotas.
Agradeço ao Guilherme, meu empresário e tradutor, e a Liga Russa de Futebol de Campo, através do seu presidente Nikolai Tolstikh, pelo apoio e profissionalismo demonstrados até o final das negociações do contrato, visto que o acordo efetuado teve bases legais onde a Federação interferiu a meu favor, sempre em contrapartida com as intimadações sem carater legal efetuadas pelo Clube Norilsky Nickel.
Posted by
Luca Ranocchiari -->
luca.ranocchiari@futsalplanet.com