Some serious troubles are characterizing the
FIFA Futsal World Cup organization, with special refer to the
CBFS management. In the past week the organizing machine was stopped due to the charge regarding the
licitação viciada. We're referring to the organizing works assignment by
CBFS to the private company
Poly Promoções e Eventos. The mentioned company is owned by
Verônica Garcia Santana Martins, who's the daughter of the CBFS Administration Vice-President as well as Chief Executive officer of the World Cup LOC,
Hideraldo Jorge Santana Martins.
This was the reason why one of the "losers" companies", the
MPM – MEDIA PLANNING & MARKETING EVENTOS, appealed against the CBFS decision.
All official answers released by CBFS are published in their official web site, with special refer to the following article:
click here to read it.
More stuff on the item:
click hereBelow, have a look at one of the (many) notes and articles reporting about the supposed (until there are not definitive sentences from the local justice) scandal involving the CBFS management.
What is sure is that, few days before the official draw, this doesn't seems to be a promising beginning for the
FIFA Futsal World Cup 2008. Let's hope the event won't be ruined!
Portuguese text onlyO Brasil será sede este ano da Copa do Mundo de Futsal, evento que tem a chancela oficial da FIFA. O governo brasileiro destinou para este acontecimento a quantia de 25 milhões de reais, oriundos de dotações do Ministério do Esporte.
Para definir a contratação de empresa para organizar o evento, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão realizou o Pregão Presencial de número 001/2008, na cidade de Goiânia/GO, onde se localiza a filial da CBFS, mesmo estando a sede da entidade localizada em Fortaleza.
Para surpresa de todos, a empresa ganhadora do Pregão Presencial em referência foi a Poly Promoções e Eventos Ltda., coincidentemente com sede em Goiânia, de propriedade da Sra. Verônica Garcia Santana Martins, que vem a ser a filha do Sr. Hideraldo Jorge Santana Martins, que por sua vez é o Vice-Presidente de Administração da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e Diretor-Executivo do Comitê Organizador Local (LOC) do evento. Suas atribuições compreendem justamente a organização, orçamentação e fiscalização da realização de eventos nacionais e internacionais.
Ou seja, o próprio pai da proprietária da empresa Poly Promoções e Eventos Ltda. foi quem ficou encarregado de definir os locais, os hotéis, os serviços, e todos os pormenores relativos ao evento. A simples dúvida do vazamento de informações privilegiadas que possam acarretar economia de custos e proposta de preços já impede a participação de empresa vinculada com o diretor do evento.
Há comprovação de que a Poly já foi representada em outros pregões pelo mesmo Sr. Hideraldo, que ocupou, no ano de 2005, assento na Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos, da própria Poly, o que reforça o vínculo fraudulento.
Sobre o assunto, estamos encaminhando à Editoria desse jornal vasta documentação, inclusive com cópia do despacho do Exmo. Sr. Juiz Federal que suspendeu a assinatura do contrato entre a empresa da filha do Vice-Presidente da CBFS e a própria CBFS, e impediu qualquer contratação com a Poly Promoções e Eventos Ltda.
Tomamos a iniciativa de lhes enviar esses documentos, pois acreditamos na força do jornalismo sério, transparente e ético, que não se curva ao poderio econômico, nem às falcatruas que diariamente são feitas em nosso país.
Estamos diante de mais um caso de abuso de autoridade e de beneficiamento de informações em processo de Pregão Presencial, envolvendo dinheiro público no valor de 25 milhões de reais, para a realização do Mundial de Futsal 2008 pela FIFA/CBFS.
Posted by
Luca Ranocchiari -->
luca.ranocchiari@futsalplanet.com