24/09/2008
Interview with Clovis Tramontina, former president and historical member of ACBF

Clovis Tramontina (Photo courtesy: ACBF)
Courtesy: Futsal Brasil

Portuguese text only

Entrevista Exclusiva: Clóvis Tramontina desabafa e pede mudanças.

17/09/2008

“Futuro do futsal brasileiro em época de Copa do Mundo”

1.) Quanto a organização e a divulgação do Mundial de Futsal no Brasil, qual sua avaliação?
Na minha opinião não posso falar sobre a organização, porque não a conheço. Quanto a divulgação, posso te assegurar: não existe. Um evento desta envergadura tinha que estar presente nas principais redes de televisão, rádios, jornais e, até agora, muito pouco foi divulgado. Francamente vejo com preocupação e, isto representa pouco incentivo para os investidores deste esporte.


2.) O que você entende que deveria ter sido feito e não foi ? E qual o motivo?
Entidades como FIFA, CBF e CBFS, não podem organizar um evento Mundial, se é que é oficial, sem a pomposidade de uma Copa do Mundo.
Sou um afixionado pelo esporte, vejam o que é feito com Fórmula 1, Voley, Futebol, Olimpiadas etc.... O nosso Futsal esta num segundo plano e, pode ter certeza perdendo espaço na midia. Assim não iremos adiante....



3.) Qual sua opinião em relação a equipe Brasileira convocada por PC?
O PC é o melhor treinador para a Seleção Brasileira, não tenho dúvidas que seremos campeões, afinal estaremos jogando em casa, com apoio da nossa torcida e, com um grupo de atletas diferenciados.

A minha preocupação é com a relação de atletas para a Competição. Cabe algumas perguntas:

- será que as 3 equipes gaúchas que chegaram a semi-final da Liga Nacional não tinham nenhum atleta para compor a Seleção? O Valdim, sempre foi convocado e, agora, porque não? Precisava convocar um goleiro, que nem vinha jogando no Brasil para compor a Seleção? Como ficam os goleiros que estavam disputando a Liga?

- o Rio Grande do Sul, que sem dúvida é o Estado que tem a maior história de titulos, de investimentos em Futsal, simplesmente ficou fora da Seleção Brasileira. O problema são os Clubes, é a Federação Gaucha, foi a oposição a atual administração da CBFS que fizeram com que nenhum atleta figurasse na Seleção?


Volto a dizer seremos campeões e, vou torcer muito para que isto aconteça, caso contrário será um desastre para o nosso esporte.



4.) Como a empresa Tramontina avalia este momento do futsal brasileiro?
Com muita preocupação, vejo que as empresas estão questionando o retorno do investimento. Outros esportes, com custos mais baixos tem tido mais visibilidade na midia.


5.) Com relação a participação de empresas e universidades no futsal, você considera que existirá um crescimento nos investimentos ou a fraca divulgação do Mundial pode prejudicar?
Eu não tenho dúvidas, vai prejudicar e muito novos investimentos. A falta de um calendário, a falta de dia especifico para o futsal, a falta de uma organização mais racional, fará com que os investimentos serão menores nos próximos anos. Para se evitar este caminho será necessário mudanças e, mudança profundas.

É preciso mostrar aos clubes que o Futsal é um bom negócio na formação de jovens e no retorno de investimentos. Veja quantos atletas estão saindo do Brasil por falta de perspectivas. Precisamos de uma renovação. Mudar é preciso.



6.) E qual a projeção de investimento da Tramontina neste esporte para os próximos anos?
Nós vamos manter a nossa estratégia atual. Estamos investindo mais na área de marketing cultural.


7.) O Sr. ainda acredita que o Futsal será um esporte Olímpico?
Francamente não. Perdemos uma grande oportunidade. Será necessário mudanças fundamentais para nos tornarmos um esporte olimpico. E, o Brasil é quem tem que tomar a frente.



International Futsal Yearbook - UEFA Futsal Championship - Portugal 07


Posted by Luca Ranocchiari --> luca.ranocchiari@futsalplanet.com


 


Send this news to a friend:
Your Name:   Friend's Mail:  Send!Send the Mail!

For more details visit also:

http://www.futsalbrasil.com.br
http://www.acbf.com.br

































Visualize all Polls